Você está visualizando atualmente Gestão pública é pauta de reunião entre o CFA e o MGISP

Gestão pública é pauta de reunião entre o CFA e o MGISP

Nesta quarta-feira, 11/10, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, se reuniu com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP), Esther Dweck, e com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Na pauta do encontro, que contou também com a presença do diretor Administrativo e Financeiro do CFA, Adm. Francisco Costa, e do vice-presidente do CRA-PB, Adm. André Coelho, temas ligados à gestão pública.

Um dos assuntos foi o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). Na ocasião, Leonardo falou da importância da ferramenta criada pelo CFA que visa traçar um raio-x municipal para que o gestor tenha uma noção de onde aplicar, de forma eficaz e eficiente, os recursos públicos em políticas públicas que possam atender o cidadão com mais qualidade.

Leonardo lembrou, ainda, que o IGM-CFA é uma ferramenta gratuita e pode ser usada pelo ministério. “Colocamos a equipe do CFA à disposição para mostrar, com maiores detalhes, o IGM-CFA. Com isso, estamos elevando a nossa profissão e estamos mostrando para a sociedade a importância da Administração”, afirmou o presidente.

Outro produto do CFA apresentado na reunião foi a Cartilha Planejamento Estratégico Municipal (PEM). Leonardo revelou que, após um levantamento feito pelo CFA, foi constatado que apenas 5% dos municípios brasileiros e 30% das capitais do país possuem um planejamento estratégico.

“Costumo dizer que a nossa visão de futuro é míope, pois só enxerga os quatros anos de gestão. Por isso, criamos o PEM para auxiliar os municípios a construírem seus planos visando os próximos 20, 30 anos. Essa é uma luta que o CFA abraçou e queremos levar para todo o país”, comentou.

André aproveitou a oportunidade para convidar a ministra para participar do VII Fórum de Gestão Pública da Paraíba. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, em Campina Grande-PB. Ao final, Leonardo ratificou o compromisso do Sistema CFA/CRAs e dos profissionais de Administração de todo o país com a gestão pública.

Fotos: Adalberto Marques/MGI

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA