Conheça o Conselho Regional de Administração da Paraíba – CRA-PB 

Em 21 de novembro de 1986 foi instalado O Conselho Regional de Administração da Paraíba, denominado também de CRA-PB, através da Resolução Normativa N°. 65/86 do CFA – Conselho Federal de Administração.

 Inicialmente o CRA-PB pertencia ao CRA-PE, sendo desmembrado deste em 19 de dezembro de 1986. Para a instalação do CRA-PB foi nomeada uma Comissão Executiva presidida pelo Adm. Lúcio Mariano Albuquerque Melo e na ocasião a 16ª região com jurisdição dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em outubro de 1987, os administradores dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, participaram da primeira eleição para a escolha de seu plenário, foi um acontecimento inédito na história dos CRAs, uma vez que se tratava de um conselho novo com apenas um ano de instalação. Foram registradas duas chapas para concorrer ao pleito. O processo de eleição demonstrou a conscientização profissional e a vitalidade da classe resultando em grande parte do trabalho incansável realizado pela comissão executiva no sentido da regulamentação e união dos administradores do estado da Paraíba.

O primeiro presidente eleito do CRA/PB-RN foi o Adm. Wallace Mendes de Carvalho, que tomou posse no dia 14 de janeiro de 1988 com mandato de um ano. Durante este mandato ressalta-se a instalação de representação do CRA/PB-RN em Mossoró-RN e de uma delegacia do Conselho em Campina Grande-PB.

Ainda no ano de 1988, além das atividades de rotina, como participação de atividades do CFA em Brasília-DF, palestras, seminários, visitas a autoridades, divulgação do conselho nas universidades destaca-se também a realização do 9º ENBRA – Encontro Brasileiro de Administradores em Natal – RN e a aprovação do projeto de instalação do CRA/RN pelo CFA na época presidido pelo Adm. Marco Antonio B. Carvalho. Nesta gestão, lamentavelmente, registramos a perda irreparável dos conselheiros administradores: José Silva Perruci (PB) e Aderson Lourenço de Araújo (RN).

Em 1989, o Adm. Wallace Mendes de Carvalho foi reconduzido à Presidência do CRA-PB. Com o desmembramento do CRA-RN, o CRA-PB continuou com as atividades de rotina e dando apoio ao mais novo conselho recém-instalado. Nesta ocasião participou de reuniões com o CFA para conseguir apoio na promoção de seminários em nosso estado, trazendo para a Paraíba o I Ciclo de debates sobre a fiscalização profissional com a participação dos CFA/CRAs (CE – PI – PE – FN – MA e RN).

Em homenagem ao Adm. José Silva Perruci, o plenário do CRA/PB adotou o nome daquele administrador, onde na solenidade se fez presente a viúva acompanhada das filhas do conselheiro.

Em 1990, os membros do CFA fizeram-se presentes na posse da Diretoria do CRA/PB, onde mais uma vez o Adm. Wallace Mendes de Carvalho foi reconduzido à Presidência do CRA/PB.

 Inicialmente o CRA-PB funcionou no Edifício Santana n°. 134, posteriormente foi transferido para Edifício Dunas, tempos depois passou a funcionar na Rua Duque de Caxias, Edifício 5 de agosto e desde o ano de 2006, funciona na Av. Piauí, nº. 791 – Bairro dos estados, sede própria adquirida durante a primeira gestão do Adm. Francisco de Assis Marques com a diretoria executiva composta pelos administradores: Adm. Edmilson Azevedo Lima (Vice-Presidente), Adm. Almir José de Carvalho (Diretor Administrativo e Financeiro), Adm. William Carmo do Monte (Diretor de Fiscalização e registro) e Adm. Paulo Francisco Monteiro Galvão (Diretor de Desenvolvimento institucional). A sede própria foi reformada durante a gestão do Adm. Moisés Marques da Silva.

O CRA-PB no decorrer destes anos também se fez presente no Conselho Federal de Administração – CFA através dos administradores: Lúcio Mariano Albuquerque Melo, José Anchieta Bernardino Gomes Filho, Mário de Almeida Tourinho, Francisco Robson Lopes Ferreira (in memorian) e Lúcio Flávio Costa que representaram o estado da Paraíba como Conselheiros Federais.

No ano de 2015 até junho de 2016 foi presidente do Conselho o Adm. Ednaldo Flor da Silva, tendo como ação estratégica disponibilizar cursos e oficinas de capacitação profissional para os administradores e tecnólogos dando ênfase ao programa de educação continuada.

Em julho de 2016 a Admª. Yêda Silveira Martins Lacerda assumiu a presidência do conselho sendo a primeira mulher com esta responsabilidade. E em sua gestão busca implementar a transparência nas ações do CRA – PB, intensificar as fiscalizações, aumentar os convênios, e se aproximar das universidades.