A Comissão de Administração de Condomínios do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) realizou, na última quarta-feira (21), uma visita ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Jaguaribe. A ação teve como objetivo aproximar os estudantes do curso Técnico de Administração das atividades do Conselho, além de apresentar as diversas oportunidades profissionais no setor condominial, uma área em expansão e cada vez mais valorizada no país.
Durante o encontro, os representantes do CRA-PB destacaram o papel do Conselho na regulamentação e valorização do exercício profissional da Administração e orientaram os alunos sobre os procedimentos para o registro, essencial para atuação legal no mercado. A apresentação também abordou o segmento condominial como um nicho promissor, apontando possibilidades de atuação como síndico profissional, gerente predial, consultor, prestador de serviços especializados e empreendedor na área de administração condominial.
Segundo dados do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos (INCC), o Brasil possui mais de 520 mil condomínios, abrigando cerca de 80 milhões de pessoas e movimentando aproximadamente R$ 190 bilhões por ano em taxas de administração, serviços de manutenção e limpeza . Esse volume financeiro e a crescente complexidade da gestão condominial reforçam a necessidade de profissionais capacitados e registrados para garantir transparência, eficiência e boa governança.
Para a conselheira do CRA-PB e Coordenadora da Comissão de Administração de Condomínios, Emmanuelle Apolinário, o diálogo com os estudantes é essencial para apresentar novas perspectivas de carreira. “Muitos ainda não conhecem o potencial do mercado condominial. Nosso papel é mostrar que essa é uma área que exige qualificação e oferece grandes oportunidades para o profissional de Administração”, ressaltou.
“A aproximação com as instituições de ensino fortalece nossa missão de orientar, fiscalizar e valorizar a profissão. Levar informação aos alunos é preparar um futuro mais ético e eficiente para a Administração na Paraíba”, afirmou Marcos Kalebbe, presidente do CRA-PB.