Você está visualizando atualmente CRA-PB apresenta o Índice de Governança Municipal em Brejo do Cruz

CRA-PB apresenta o Índice de Governança Municipal em Brejo do Cruz

No dia de hoje (20/01), o vice-Presidente do CRA-PB e coordenador da Comissão de Gestão Pública e Apoio Parlamentar, Adm. André Coelho, apresentou no município de Brejo do Cruz, localizado no sertão paraibano o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). Acompanhou a apresentação, a integrante da comissão a Tecnóloga Cibelle Cavalcanti.
O Adm. André Coelho destacou para o Prefeito Tales Torricelli, seus secretários municipais e demais participantes sobre a importância e o funcionamento do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) para os estados e municípios.
A ferramenta consolida dados de mais de 5 mil municípios brasileiros e contribui diretamente com subsídios estatísticos para tomadas de decisão e promulgação de políticas públicas. Permite, ainda, ao gestor público mais embasamento para planejar a gestão municipal e executar ações com mais segurança e transparência.

O IGM-CFA é uma ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração que visa auxiliar os gestores públicos a entender por meio de dados consolidados, fornecidos pelos próprios municípios, quais são as áreas (pastas municipais) que precisam de atenção e melhoria. A ferramenta analisa os municípios nas dimensões ‘finanças’, ‘gestão’ e ‘desempenho’.
Por meio do IGM-CFA, é possível acompanhar desde a evolução, ano a ano, nos quesitos descritos, como também comparar os números junto a outros municípios com características semelhantes. A estrutura da ferramenta é baseada na análise de dados brutos (denominados variáveis), cuja média serve de base para a criação dos indicadores.
O que motivou a gestão do prefeito Dr. Tales Torricelli a buscar esse aperfeiçoamento, foi uma maior possibilidade de trazer dos programas governamentais, mais recursos para melhorar a qualidade de vida de toda a população de Brejo do Cruz.

Fonte: CRA-PB