Você está visualizando atualmente Aumente sua empregabilidade com atitudes simples, mas que fazem a diferença na carreira

Aumente sua empregabilidade com atitudes simples, mas que fazem a diferença na carreira

O coronavírus trouxe para o país um clima tenso não só para área da saúde, mas também para a economia. A situação afetou todos os ambientes de trabalho, seja de forma direta ou indireta. Além disso, o sentimento de incertezas veio carregado de muitas inseguranças com relação a manutenção dos empregos. Para afastar de vez esse receio do coração de tantos profissionais, o Conselho Federal de Administração (CFA) conversou com um especialista em treinamento, desenvolvimento e educação corporativa.

Para o consultor e CEO da Newman Educação Corporativa, Mozart Júnior, esse é o momento para fortalecer a inteligência emocional. “Busque por informações positivas, trate de assuntos interessantes com pessoas otimistas”, sugere, ressaltando que o tempo pede empatia. “Tenha compaixão, respeito e misericórdia. Estamos no mesmo barco. É hora de remar juntos”, disse. Confira as cinco dicas que o especialista preparou.

  1. Mantenha-se atualizado e aprenda algo novo

Aristóteles já dizia “Com a informação eu adquiro conhecimento, e com conhecimento, faço com liberdade o que outros fazem tomados pelo medo”. Este é o momento em que muitas carreiras estão sendo ressignificadas, portanto, a busca por uma atualização constante o tornará mais capaz de resolver problemas e trazer novas soluções para a organização. Trinta minutos de aprendizado por dia é excelente, seja assistindo um vídeo, webinarpodcasts ou audiobooks. Centralize suas anotações e insights em um local único. Um commonplace book (físico ou digital) é um lugar onde você deposita todos os aprendizados importantes durante seu processo de conhecimento. Você pode utilizar um Google Drive ou então aplicativos como Pocket ou Evernote.

  1. Faça uma pequena entrega semanal

Todas as semanas, produza algum conhecimento sobre seu trabalho e atividade, ainda que seja muito simples. Compartilhe com seus colegas de trabalho e até mesmo clientes atuais ou potenciais. Manter-se vivo na lembrança da sua rede é importante. Sua generosidade com certeza será reconhecida e trará novas oportunidades de trabalho. Se for o caso, faça uma entrega gratuita, ajude quem está precisando.

  1. Mantenha sua rede viva

Neste momento de isolamento social, as soluções de videoconferência estão em destaque. Que tal agendar um encontro com sua equipe, parceiros e clientes para tratar de assuntos diferenciados? Gere valor para sua teia de contatos e veja o movimento acontecendo. Não digo necessariamente fazer lives, mas construírem um novo entendimento sobre o que está acontecendo e como essa rede pode se ajudar. Utilize-se de conversas nutritivas que tragam novos entendimentos para fazer algo diferente e melhor no trabalho

  1. Encontre-se com um mentor semanalmente

Encontrar-se com alguém que é sua referência pode ampliar o comprometimento em relação aos seus objetivos. Pode ser uma pessoa que te apoie na realização de seus objetivos por meio de conversas nutritivas periódicas. Sempre que nos comprometemos com alguém, as chances de alcançar o que queremos aumenta. Com isso você constrói autodisciplina e reforça sua persistência. Você pode fazer isso por diversos canais, seja um e-mail, videoconferência, telefone ou no melhor canal que seja bom para ambas as partes.

 

  1. Pratique e fortaleça sua inteligência emocional

Em tempos de afastamento social, muitas pessoas encontram dificuldades para lidar com essa realidade e se sentem (talvez) improdutivas. Para além do que a mídia nos mostra, busque por informações positivas, trate de assuntos interessantes com pessoas otimistas, ouça músicas e assista vídeos que te deixem pra cima, além, é claro, de fazer uma boa meditação ao acordar e dormir. Só a prática da respiração já te ajuda muito! Aplicativos como ZEN e CÍNGULO têm sido boas ferramentas neste momento. Calibrar sua inteligência emocional te deixará mais disposto para a empresa resolver os problemas de forma criativa e eficiente.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA