A melhora esperada para o mercado de trabalho deve se consolidar neste 2º trimestre do ano. De acordo com a pesquisa feita pela ManpowerGroup, a Expectativa de Emprego Global está em 22% – a expectativa líquida – e no âmbito nacional, 18%. A consultora de gestão aponta que 43% das empresas brasileiras devem contratar entre os meses de abril e junho.
A porcentagem de contratação é relativa, levando em consideração o porte da empresa. A variação vai de 13% até 30%, desde organizações com menos de 10 colaboradores até as de mais de 5.000 empregados. Ganhando força, principalmente, nas empresas com mais de 1.000 funcionários.
O chefe de recursos humanos da Portão 3, Marcello Amaro, conta que é de extrema importância manter o currículo e o linkedin atualizados. Com destaque nas habilidades e experiências, construindo um networking ativo ao participar de eventos, se conectando, também, pelo linkedin.
“Esperam muito mais do que apenas a capacidade técnica exigida pelo cargo. Buscar sempre o desenvolvimento contínuo também é importante, principalmente em competências”, afirma Marcello.
Os setores que mais pretendem aumentar seu número de funcionários são:
- De tecnologia da informação com 36%;
- De energia e serviços de utilidade pública com 34%;
- E de saúde e ciências da vida com 27%.
Com relação aos estados que mais devem se destacar na geração de emprego estão Paraná, com 28%, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com 25%.
Adriana Mesquita
Repórter Rádio ADM.
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Assessoria de Comunicação CFA