O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), por meio da Comissão Especial ADM Mulher, realizou, em parceria a Universidade Ivy Ember, o evento “Outubro Rosa: Unindo Forças na Prevenção e Conscientização do Câncer de Mama”. A ação ocorreu nesta terça (15) com objetivo de promover um diálogo aberto sobre o câncer de mama e contou com a participação de profissionais de destaque sobre o assunto, além do público online e presencial.
A mesa de discussão contou com mediação da Profª. Dra. e coordenadora dos programas de mestrado e doutorado em Administração, de Luciane Albuquerque; da Profª. Dra. e coordenadora dos programas de mestrado e doutorado em Saúde, Christiane Kelen; e da Profª. de mestrado e doutorado em Administração, Amanda D’Amorim.
O CRA-PB foi representado pela Diretora de Fiscalização e Registro e Coordenadora da Comissão ADM Mulher, Elisa Aragão. Em sua fala, ela destacou a importância dessa parceria. “Quero fazer um agradecimento especial em nome do CRA à Ember University por abrir as portas para nós. Esse é um momento importante, e é muito bom saber que podemos contar com essa parceria.” comentou.
O evento contou com a palestra da médica mastologista e professora universitária Drª Jeane Nogueira, que abordou questões como a história do movimento Outubro Rosa, a importância do autoexame, fatores agravantes e grupos mais suscetíveis ao câncer de mama. Houve, ainda, a palestra da médica obstetra, Drª Amália Alencar, que relatou as suas experiências e exemplos de outras pessoas com a doença, reforçando a importância das consultas regulares e da prevenção.
A ação também abriu espaço para a participação do público, permitindo a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. Além disso, foram indicados grupos de apoio e leituras sobre o tema, como o livro “Força Na Peruca! – Tragédias & Comédias De Um Câncer , de Mirela Janotti.
Com a mensagem clara de que a prevenção é o melhor cuidado, o evento reforçou a importância do autocuidado e da conscientização para a saúde da mulher, lembrando que a detecção precoce pode fazer toda a diferença no tratamento do câncer de mama.