O Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Nordeste (ERPA Nordeste) teve início nesta quarta-feira (23), em João Pessoa, reunindo representantes do Sistema CFA/CRAs, gestores públicos, profissionais e estudantes de Administração de toda a região. Com o tema “Administração e suas perspectivas: A Paraíba como palco de novas oportunidades”, o evento segue até esta quinta-feira (24) com uma programação voltada ao fortalecimento da profissão e à troca de experiências sobre gestão, inovação e desenvolvimento regional.
A abertura foi prestigiada por profissionais de administração, estudantes, gestores públicos e autoridades políticas. O presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Adm. Marcos Kalebbe, ressaltou a importância de sediar o evento em João Pessoa e enfatizou o protagonismo dos administradores paraibanos.
“Esse espírito festivo e acolhedor inspira todos nós a celebrar não apenas as nossas tradições, mas também as grandes conquistas da nossa profissão e este Erpa Nordeste tem um significado ainda mais especial. Ele acontece em meio às comemorações do Jubileu de Diamante, celebrando os 60 anos da regulamentação da profissão dos profissionais de administração. São seis décadas de compromissos com a ética, a competência e o desenvolvimento do nosso país e é exatamente sobre essas perspectivas e novas oportunidades o que falaremos hoje e amanhã no Erpa Nordeste”, disse.
Para o presidente do CRA-CE, Adm. Rogério Cristino, o Nordeste é, antes de tudo, um forte. “É essa força que resiste, empreende, acredita, transforma e que também define o bom administrador. Aqui estamos, com profissionais de todo o país, para aprender inovar e transformar”, ressaltou.
O vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, também discursou na solenidade de abertura. Em sua fala, ele destacou as ações promovidas pelo CFA para celebrar os 60 anos da profissão e convidou o público para o encerramento, que acontecerá em novembrom, no Fórum Internacional de Administração, a ser realizado em Brasília.
Por sua vez, o conselheiro federal pelo estado da Paraíba, Adm. Geraldo Rosa, agradeceu a particpação do público. Segundo ele, João Pessoa é uma cidade pujante, receptiva e que está crescendo e atraindo novos investimentos. Ao receber o Erpa Nordeste, a capital paraibana mostra que tem potencial para sediar outros eventos do Sistema CFA/CRAs. “Com certeza, iremos nos candidatar para realizar as próximas edições do Encontro Brasileiro de Administração e o Fórum Internacional de Administração˜, revelou o conselheiro.
Homenagem
O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, foi homenageado durante a abertura do Erpa Nordeste. Na ocasião, ele recebeu o Título de Cidadão Pessoense e Paraibano. Ao entregar a comenda, o vereador Milanez Neto
“A Câmara Municipal de João Pessoa se reúne para um momento de justa homenagem, homenagem que ultrapassa fronteiras geográficas. Que reconhece não apenas uma trajetória pessoal brilhante, mas também um compromisso concreto com a nossa cidade com a valorização dos profissionais da administração e com o fortalecimento institucional e uma categoria fundamental para o desenvolvimento do país, e concede o título de cidadão pessoense ao administrador Leonardo José Macedo”, discursou.
O vereador ressaltou, ainda, o compromisso do presidente do CFA com a valorização do capital humano, da inteligência profissional, da técnica e da boa gestão. “Ele tem contribuído, com sua liderança nacional, para que João Pessoa esteja inserida nesse movimento de transformação e é por isso que esta homenagem não é um ato protocolado, mas sim um ato de gratidão por apoiar a nossa cidade, por enxergar na Paraíba uma parceira estratégica”, afirmou.
Em seguida, o deputado estadual Walber Virgulino fez a entrega do Título de Cidadão Paraibano. “Entregamos esta comenda ao homem justo e que tem feito muito pela Paraíba, que cria oportunidade de emprego para o povo paraibano. Por isso, merece a honrosa homenagem de ser chamado cidadão paraibano”, destacou o parlamentar.
Leonardo recebeu ambas homenagens com muita gratidão e, em seu discurso, ratificou seu compromisso em fortalecer a profissão, começando pela defesa das prerrogativas dos profissionais de Administração paraibanos. “Nossa profissão é grande e completa seis décadas de muitas conquistas, mas precisamos garantir o futuro e o nosso futuro perpassa pelos estudantes, que hoje somam mais de dois milhões em todo o país”, pontuou.
Palestra Magna
A programação do primeiro dia incluiu a palestra magna ministrada pela secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, a administradora Tâmela Sabrina Vasconcelos Fama. Na sua apresentação, ela abordou as políticas públicas que ajudam a fortalecer o turismo na cidade.
Um dos atrativos da cidade é o São João, temporada que movimenta a economia local. Para atrair ainda mais pessoas e oferecer as condições adequadas para receber o público, o município paraibano tem investido em capacitação profissional e em infraestrutura.
Além do São João, Campina Grande realiza o Carnaval da Paz. Apesar do nome, o evento é religioso, voltado para fiéis de diferentes religiões com o objetivo de promover a espiritualidade. Na edição deste ano, o evento atraiu mais de 350 mil pessoas.
O ERPA Nordeste continua nesta sexta-feira (24) com painéis, palestras e debates que envolvem temas como inovação, governança, sustentabilidade e as novas perspectivas da Administração diante dos desafios contemporâneos.
O evento é uma realização do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) com o apoio do Conselho Federal de Administração (CFA) e dos Conselhos Regionais da Região Nordeste.
