A manhã desta sexta-feira (24) foi marcada por um painel inspirador durante o Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Nordeste (ERPA Nordeste), realizado em João Pessoa. O debate contou com a participação do presidente do CRA-ES, Adm. Flávio Celso, e do administrador Rômulo Larcher Filgueiras. A mediação foi conduzida pelo anfitrião do evento, o presidente do CRA-PB, Adm. Marcos Kalebbe.
Com o tema “Perícia Judicial: Oportunidade para os Profissionais de Administração”, os painelistas destacaram o vasto campo de atuação que se abre aos administradores nessa área. Segundo Flávio, a área de perícia tem sido tomada por profissionais de outras áreas e é preciso reverter a situação.
Contudo, ele recomendou que os profissionais de Administração que desejam atuar na área qie busquem se qualificar para exercer a função. Flávio destacou, ainda, sobre o andamento da nova Resolução Normativa do CFA, que visa regulamentar e normatizar a perícia em administração, e deu informações sobre o cadastro de perito.
Para Rômulo, a perícia é um assunto que nunca sai da pauta de discursões do Sistema CFA/CRAs. De acordo com o especialista, a Perícia Judicial representa uma alternativa promissora e em expansão para os profissionais de Administração, unindo conhecimentos técnicos, capacidade analítica e compromisso ético.
“O Administrador possui formação sólida para atuar como perito judicial, auxiliando o Poder Judiciário em processos que envolvem gestão, finanças, administração pública e empresarial. É uma oportunidade de ampliar horizontes e contribuir com a Justiça de forma técnica e qualificada”, afirmou.
Para se ter ideia, o mercado de perícia judicial no Brasil apresenta um cenário de crescimento sólido e contínuo para 2025, com a tendência de expansão se mantendo para 2026. “A principal força motriz por trás desse crescimento é a digitalização da Justiça e a crescente demanda por especialistas para resolver questões complexas e especializadas”, destacou o administrador.
A área da perícia também tem sido impactada pela Inteligência Artificial. “Hoje você faz uma análise de todo processo por meio da IA. Por isso, ela vai ajudar-nos muito nesse momento e é por isso que os administradores precisam se adaptar a ela”, afirmou.
Rômulo enfatizou ainda a importância da capacitação e do registro profissional para quem deseja ingressar na área, além de destacar o papel dos Conselhos Regionais de Administração no incentivo à formação e à valorização dos administradores peritos.
A palestra integrou a programação do ERPA Nordeste 2025, evento que reúne profissionais, estudantes e autoridades da área para debater temas relevantes à profissão e fortalecer o Sistema CFA/CRAs na região.
