O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou, nos dias 20 e 21 de outubro de 2025, a 13ª e a 14ª Sessões Plenárias do ano, reunindo conselheiros federais e representantes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) em João Pessoa (PB). O encontro aconteceu no Maison Blu’nelle e conta com uma pauta ampla de deliberações estratégicas para o Sistema CFA/CRAs.
A abertura da plenária foi conduzida pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, que destacou a importância do encontro para o fortalecimento da profissão e a integração do Sistema.
“É uma alegria enorme estarmos juntos aqui na bela João Pessoa, debatendo temas que impactam diretamente a nossa profissão e a gestão pública e privada em todo o Brasil. Essas reuniões reforçam a união do Sistema CFA/CRAs e o nosso compromisso com a valorização da Administração e a defesa das prerrogativas dos nossos profissionais”, afirmou o presidente.
No primeiro dia da reunião plenária anfitrião do encontro, o presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Adm. Marcos Kalebbe, gradeceu a presença de todos e falou da importância em receber os eventos do Sistema CFA/CRAs: reuniões plenárias.
“Recebê-los aqui é motivo de alegria e gratidão. Agradecemos a confiança do CFA, pois a realização destes eventos em nossa cidade é a concretização de um sonho, sonho que só foi possível ser realizado com o apoio do Federal”, afirmou.
Já no segundo dia, quem representou o CRA-PB nas reuniões plenárias foi o vice-presidente do Regional, Adm. André Coelho. Ele também deu boas vindas aos conselheiros federais e agradeceu a presença dos colaboradores do Sistema, que estão a trabalho no evento.
“É uma alegria estarmos recebendo e sediando a Direx e a plenária do CFA em uma semana, onde teremos também a nona edição do Fórum de Gestão Pública da Paraíba e o Erpa Nordeste, além do Fórum de Presidentes. Então, João Pessoa se torna capital da Administração no Brasil e para o Conselho Regional de Administração, isso é um motivo de muita alegria ter vários colegas de todo o país participando dessa sequência de eventos. A nossa expectativa é muito forte. No Fogesp, nós teremos, inclusive, a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Marcos Bemquerer Costa, que assinará na Paraíba um termo de cooperação técnica junto ao Conselho Federal de Administração para a realização dos diálogos públicos, eventos que já estão acontecendo no Brasil, captaneados pelo Tribunal de Contas da União e que agora terá participação efetiva do Conselho Federal de Administração.”, discursou.
No meio da reunião, a plenária recebeu a visita da senadora pelo estado da Paraíba, Daniella Ribeiro. Ela é a primeira mulher a ocupar a Primeira-Secretaria no Senado Federal, cargo responsável por supervisionar os serviços administrativos e a gestão do Senado, a fim de garantir obom funcionamento da Casa.
Danielle foi recebida pelo presidente do CFA e, ao ocupar lugar de destaque na mesa de reuniões do encontro, ela falou sobre a missão na Secretaria e da importância de uma gestão eficiente e transparente.
“A Primeira-Secretaria do Senado é como se fosse uma prefeitura. Então, é a gente administrar tanto os servidores daquela casa, gerir o dia a dia também, estar a serviço dos colegas. Estar aqui, representando o Senado, e poder dar esse abraço em vocês nessa semana tão importante, que é a semana que vocês estão reunidos na Paraíba, a gente fica com muita alegria, e temos muitas questões na área que interessa a vocês, que nos interessa”, disse.
Pautas deliberativas e informativas
Entre os principais pontos da pauta, estavam a apreciação das atas das sessões anteriores, a análise do pedido de licença do conselheiro Adm. Rui Ribeiro de Araújo e a minuta padrão de Regimento para os CRAs, que visa uniformizar e fortalecer a governança em todo o país.
Também foram deliberadas a realização do ENAJUR, nos dias 5 e 6 de novembro, e a definição da reunião extraordinária da DIREX e Plenária, programada para 15 a 18 de dezembro, que incluirá sessão do Tribunal de Ética. Outro tema de destaque foi a atualização sobre o Jubileu de Diamante da Profissão, conduzida pelo vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo.
A Câmara de Administração e Finanças (CAF) apresentou as prestações de contas de diversos CRAs referentes aos exercícios de 2023 e 2024, além da 3ª reformulação do orçamento do CFA e das minutas de Resoluções sobre anuidade e cobrança.
Na Câmara de Eventos e Promoções (CEP), os conselheiros apreciaram pedidos de apoio a eventos regionais, como o 1º Conexão CRA-MA Jovem, em Chapadinha e Bacabal (MA), e iniciativas do CRA-TO, incluindo o Encontro Coopera Tocantins e o I Encontro de Mulheres Empreendedoras do Tocantins. A pauta também contemplou a solicitação do CRA-PR para mudança da sede do ERPA Sul 2026, de Foz do Iguaçu para Curitiba, e o apoio ao Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), promovido pela Atricon.
Outros temas relevantes incluíram a aprovação dos balancetes de agosto e setembro de 2025, a apreciação de processos em grau de recurso, e o lançamento do Programa IES Selo Azul da Administração, que reconhece instituições de ensino de excelência na formação de administradores.
A Câmara de Governança e Controle (CGC) apresentou os relatórios de integridade de 2024 de sete CRAs, além da minuta de Resolução Normativa sobre o Programa de Integridade e Conformidade do Sistema CFA/CRAs. Já a Câmara de Comunicação e Marketing (CCM) trouxe a proposta de edição do livro “Cosmorganização”, publicação voltada ao pensamento contemporâneo em Administração.
Durante o encontro aconteceu, também, a divulgação do resultado do Prêmio Ailema Pucú, pela Câmara de Serviços aos Registrados (CSR), e a análise da minuta do novo Regulamento Eleitoral do Sistema CFA/CRAs, sob responsabilidade da Comissão Permanente Eleitoral (CPE). A sessão será encerrada com a apreciação do relatório final da Comissão Especial de Apuração de Denúncia do CRA-PR.
Ao encerrar as reuniões plenárias, o presidente Leonardo Macedo reforçou o espírito de cooperação e a missão institucional do Conselho:
“Cada pauta que discutimos representa um passo no avanço da Administração brasileira. O CFA segue firme em sua missão de promover a ética, a transparência e a valorização dos profissionais que fazem a diferença nas organizações.”, concluiu Leonardo.
