No momento, você está visualizando Gestão de condomínios: mercado de negócios e atuação cresce no Brasil

Gestão de condomínios: mercado de negócios e atuação cresce no Brasil

Você sabe quais as melhores oportunidades de negócios na gestão de condomínios? A resposta foi dada no Encontro Regional de Profissionais de Administração do Nordeste – Erpa Nordeste 2025, evento realizado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 23 e 24 de outubro.

O sócio fundador da empresa Techmetria, Roberto Fagundes, foi o primeiro a falar no painel mediado pelo presidente do CRA-BA, Adm. Ramiro Lubián Cabalhal. De acordo com o renomado especialista do setor, os amadores no lugar do síndico profissional, geram um prejuízo muito grande pela falta de competência técnica.

‘Eu preciso entender como administrador, como síndico ou como gerente predial de manutenção, de comunicação e oratória, eu preciso entender de tecnologias e de sistemas, relacionamento com a minha equipe interna, com os funcionários, mas também com os terceirizados, as prestadoras (de serviços que estão dentro do meu condomínio. Eu preciso me relacionar com moradores para atender necessidades e limites diferentes”, salientou.

O painel dedicado à gestão condominial teve participação do advogado, síndico profissional e administrador de condomínios,Inaldo Dantas. Ele, que também é editor e colunista em veículos especializados, destacou algumas das competências e habilidades exigidas para o bom gestor condominial que precisa lidar com conflitos, finanças e governança de forma eficaz.

“Competência, honestidade, vontade e muito saco e não usar o WhatsApp, porque se ele usa o WhatsApp, ele não vai ter mais nem tempo para ele mesmo. E muita paciência,claro. Para ser síndico, ele tem que ser um pouco de padre, pastor ou psicólogo”, brincou.

No Brasil, uma pessoa morre em acidente de elevador a cada 10 dias, tendo a cidade de Salvador na liderança de casos, segundo os painelistas. Por isso,os especialistas alertam que a manutenção preventiva precisa ser levada a sério, já que é a principal forma de evitar falhas e acidentes.

“Manutenções estruturais, normalmente, são muito caras. E gente prioriza sofá, piscina, o salão de festa, que são coisas que estão mais no nosso dia a dia, e vai deixando coisas mais importantes, as estruturais, para um segundo momento.O grande problema é que esse segundo momento, normalmente, não chega até o acidente e acontecer então a gente tem uma área que é de engenharia muito carente para os condomínios”, alertou Fagundes.

O mercado tem grande potencial na área de Administração, com o síndico profissional, mas também no serviço de auditoria, entrando também na consultoria financeira, padronização de processos, que são muito aplicados na área empresarial. Ainda segundo os especialistas, só nas duas maiores cidades da Paraíba, João Pessoa, a capital, e Campina Grande, há uma média de 2.500 vagas na área de condomínios para quem é profissional e quem quer se dedicar.

Erpa Nordeste 2025

O Erpa Nordeste 2025 acontece na Maison Blunelle e reúne, até esta sexta-feira, 24 de outubro, palestrantes, profissionais e estudantes de diversas áreas, principalmente da Administração, para discussões sobre perspectivas e novas oportunidades no mercado.

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e apoio de Conselhos Regionais de Administração, compõe a programação especial comemorativa ao Jubileu de Diamante da Administração.