Você está visualizando atualmente Presidente do CRA-PB, Adm. César Emanoel participa do Programa Café com Notícias

Presidente do CRA-PB, Adm. César Emanoel participa do Programa Café com Notícias

A Gestão de CRA-PB e as tendências da Administração, esse foi, basicamente o tema desenvolvido no debate da manhã de 19.01.2021, no Programa Café com Notícias, apresentado pelo jornalista Eugênio Falcão, da TVMaster.

Incialmente, o Adm. César Emanoel B. Lima, Presidente do CRA-PB, falou da missão precípua do Conselho, a fiscalização. Mas exaltou, sobretudo, a importância da promoção a profissão como catalisador de uma boa gestão, captação e manutenção do profissional registrado. O Profissional Administrador, segundo o Presidente do Conselho, tem que introjectar o sentimento de pertencimento à Ciência da Administração e ao Órgão que o representa. Ou seja, ter orgulho de ser administrador, através de uma fiscalização proativa, transparente e justa; e das novas inserções profissionais surgidas com ‘áreas adormecidas’ pertencentes ao Administrador, como Mediação e arbitragem, Perícia extrajudicial e Massa falida, por exemplo. Ainda, falou-se nas oportunidades, através da gestão de crise, que, infelizmente, a pandemia da COVID-19 impôs à sociedade, como o uso intensivo das tecnologias de gestão e a atividade laboral, estilo home office, que traz um novo pensar ao labor diário, ajustando vida pessoal, profissional e familiar, minimização de custos às empresas e maior empenho dos Administradores-gestores que deixam, de fato e efetivamente, de ser gerentes e passam a ser líderes, verdadeiros baluartes na motivação de equipes.

Trouxe informações, também, sobre o compromisso do CRA-PB a importância de colocar o Profissional Administrador nas áreas estratégicas das organizações, sejam estas negociais ou estatais, tomando como ponto de partida as gestões municipais iniciadas em 1º de janeiro próximo passado, aconselhando, inclusive, aos gestores públicos (executivo municipal) de cada cidade a colocar um Administrador na Secretaria de Administração, Planejamento, Orçamento, Licitação, Gestão de Pessoas, dentre outros, pois tais profissionais são/estão preparados para compor o staff municipal com profissionalismo, técnica e maestria, alçando o município a driblar a crise econômica que assola o país.

Em relação à promoção, sucintamente, falou-se sobre os Eventos realizados pelo Conselho Regional de Administração, não apenas no eixo Campina grande/João Pessoa, mas que vem sendo efetivamente realizado em toda Paraíba, além do eixo citado, mas em Bananeiras, Areia, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras, e demais cidades que tem Órgãos parceiros do CRA-PB.

E para concluir, o Presente do CRA-PB faz uma provocação para reflexão dos gestores municipais: “Senhores, quer ter sucesso nas vossas gestões à frente dos municípios que hoje passam à gerir, contrate um Profissional Administrador, pois Administrar é para Administrador, os senhores e toda sociedade verá a diferença através da alocação racional, técnica e inteligente dos escassos recursos públicos”.