Você está visualizando atualmente CRA-PB busca atualização de decreto para valorizar profissionais de administração

CRA-PB busca atualização de decreto para valorizar profissionais de administração

CRA-PB busca atualização de decreto para valorizar profissionais de administração

Na quinta-feira (20), o presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Adm. Marcos Kalebbe, e o vice-presidente, Adm. André Coelho, se reuniram com o Secretário de Estado da Administração da Paraíba, Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes, para tratar de ações de conscientização e fiscalização da profissão de administrador nos cargos próprios da gestão pública.

Durante a reunião, foi entregue um ofício solicitando a atualização do Decreto 33.884, de 03 de maio de 2013, em relação aos artigos XVIII e XXI do Art. 69, visto que profissionais de administração registrados estão sendo impedidos de exercer funções por conta de um decreto desatualizado. A medida é importante para assegurar que os profissionais da área possam atuar em diversas áreas, conforme previsto na lei 4.769/65. A solicitação foi feita junto à Secretaria do Estado da Administração da Paraíba (SEAD) para que haja uma intervenção junto à Controladoria Geral do Estado, com base na necessidade de profissionais das áreas de controle interno, administração e arquivologia para lidar com processos documentais e prestação de contas. A medida também tem como objetivo permitir que outros profissionais além do contador possam assinar documentos relacionados à prestação de contas, favorecendo a valorização da classe de administradores.

Durante o encontro, o Secretário de Estado também manifestou interesse em apoiar o VII Fórum de Gestão Pública (VII FOGESP), evento promovido pelo CRA-PB que acontecerá em novembro de 2023. A iniciativa reforça a importância da atuação dos profissionais de administração na gestão pública e destaca a relevância do diálogo entre órgãos governamentais e entidades representativas da categoria.