Você está visualizando atualmente Trabalhos visam o fortalecimento das profissões regulamentadas

Trabalhos visam o fortalecimento das profissões regulamentadas

O Conselho Federal de Administração (CFA) iniciou uma série de contatos com deputados federais da bancada da Paraíba, com o apoio e participação do Conselho Regional de Administração do estado (CRA-PB), com o intuito de defender o profissional de Administração e suas atividades.

Mauro Kreuz, presidente do CFA e coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão), disse estar muito feliz e confiante com o apoio que tem recebido.

“Estamos sendo apoiados por todas as profissões, em especial pelos conselhinhos em cada estado que têm contribuído com a iniciativa do Conselhão e têm trabalhado fortemente nos seus estados, com seus parlamentares”, afirmou.

Ele também agradeceu aos presidentes dos conselhos regionais e aos conselheiros federais das diversas profissões. “É uma campanha nacional. Não à PEC 108, sim às profissões regulamentadas que representam o bem da sociedade brasileira”, enfatizou.

A iniciativa se dá no contexto da PEC nº 108/2019 que cria dificuldades no processo de fiscalização dos conselhos profissionais, além de abrir possibilidade para atuação de pessoas não capacitadas tecnicamente.

Nos últimos dias, o presidente da autarquia juntamente com o assessor parlamentar do CFA, Jenner Morais; o coordenador da Comissão Parlamentar do CFA, Jorge Humberto; o conselheiro federal pela Paraíba, Marcos Kalebbe; o conselheiro regional da Paraíba, André Coelho e o presidente do CRA-PB, César Emanuel Barbosa; se dividiram entre várias audiências presenciais e por videoconferência.

O trabalho está sendo desenvolvido de forma conjunta, em prol do Sistema CFA/CRAs e dos profissionais de Administração, na defesa da atividade do administrador.

Foi iniciado com a Paraíba e, dentro dessa programação, o CFA pretende trabalhar com a participação de outros regionais e realizar reuniões com bancadas de todos os estados na Câmara dos Deputados.

A motivação é o fortalecimento das profissões e a não desregulamentação. O conselheiro federal pelo estado afirmou que em todas as reuniões já realizadas, a equipe foi muito bem recebida e contou com o sinal positivo dos parlamentares no sentido de não avançar com a matéria.

“Nós da Paraíba fomos os pioneiros nesse trabalho de combate à PEC 108. Essas reuniões que aconteceram no Sistema CFA/CRAs a fim de combater a PEC, levamos também para um fórum de conselhos aqui do estado para que todas as profissões regulamentadas daqui possam fazer a mesma coisa e, dessa forma, fortalecer o combate a essa proposta”, afirmou Kalebbe.

Parlamentares

Entre as audiências que os membros do Sistema CFA/CRAs participaram, estão as reuniões com o líder do Democratas, deputado Efraim Filho; com o líder dos Republicanos e do bloco, deputado Hugo Motta; deputado Leonardo Gadelha, do PSC; deputado Wilson Santiago, do PTB.

Houve também uma reunião com o deputado Wellington Roberto, líder do PL, partido do relator da admissibilidade da PEC 108. De acordo com o assessor parlamentar do CFA, Jenner Morais, esse encontro específico foi uma “estratégia diferente e com sucesso”.

Os deputados Julian Lemos, do PSC e Gervásio Maia, do PSB também conversaram com os conselheiros, presidentes e assessores do Sistema CFA/CRAs. No total, dos doze deputados na bancada federal da Paraíba, dez já foram contatados e firmaram apoio à causa. Dois suplentes também foram conscientizados da importância e da extensão do trabalho realizado pelos conselhos.

 

 

Mais encontros 

Na manhã desta quarta-feira, 16, Mauro Kreuz recebeu o assessor da Presidência do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Thadeu Gonzaga; o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo (Core-SP), Sidney Fernandes Gutierrez e o procurador-geral do Core-SP, Paulo Porto Soares para falar da PEC 108.

Na ocasião, eles conversaram sobre os prejuízos à sociedade trazidos pela proposta e discutiram estratégias comuns a serem adotadas.

Elisa Ventura

Assessoria de Comunicação CFA