Você está visualizando atualmente Guia vai auxiliar jornalistas na cobertura das eleições municipais 2020

Guia vai auxiliar jornalistas na cobertura das eleições municipais 2020

A proposta é ajudá-los a conhecerem melhor as reais necessidades da população, a checarem as campanhas de candidatos ao pleito deste ano e a enriquecer o debate entre eles

Já está disponível para repórteres e profissionais de imprensa de todo o país o “Guia para Imprensa 2020”. A publicação, criada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP), é direcionada aos questionamentos pontuais e específicos dos jornalistas durante a cobertura jornalística das eleições municipais que elegerão prefeitos e vereadores nos mais de 5 mil municípios brasileiros.

“Esses profissionais terão mais respaldo para elaborar perguntas mais estruturadas e direcionadas aos futuros candidatos, elevando assim a qualidade do debate e incentivando a participação da população no processo eleitoral”, disse o diretor da CGP, Fábio Mendes Macêdo.

O Guia traz dados do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA 2020). Os jornalistas poderão usar o Índice para direcionar seus questionamento durante a cobertura de imprensa e também nos debates entre os candidatos. O estudo, feito pela autarquia, consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Segundo Fábio, “a ferramenta auxilia gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional”.

Essa não é a primeira vez que o CFA, sob a ótica da gestão, contribui com as eleições. Em 2018, no pleito presidencial, a autarquia promoveu um debate sobre as propostas dos candidatos à Presidência da República da época. O objetivo foi aprofundar a abordagem sobre a Gestão Pública com vistas à renovação efetiva da agenda de recuperação e modernização do Estado.

Em 2020, o CFA volta as atenções para as eleições municipais e, por meio do IGM-CFA, oferece subsídios para enriquecer o debates entre os futuros candidatos a prefeitos e vereadores.

O “Guia para Imprensa 2020” está disponível no site do CFA. Clique aqui e confira a publicação.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA