Você está visualizando atualmente CFA comemora importante conquista para o Sistema CFA/CRAs

CFA comemora importante conquista para o Sistema CFA/CRAs

O Conselho Federal de Administração acaba de celebrar Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A parceria foi oficializada hoje, 20, em reunião que ocorreu na sede do órgão executivo, em Brasília.

Por meio do acordo, o CFA passará a ter acesso às informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que são disponibilizadas pelo MTE. A equipe da autarquia foi recebida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e pelo secretário executivo da pasta, Francisco Macena da Silva, que é administrador e foi escolhido por Marinho para ser seu vice-ministro.

Para o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, a celebração do acórdão é uma das conquistas mais importantes da atual gestão da autarquia, pois foca na fiscalização, que é a principal área fim dos conselhos profissionais. Por meio dela, o Sistema CFA/CRAs terá acesso às informações de todos os profissionais que estão trabalhando em um cargo cuja Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é da área da Administração.

“Essa parceria vai intensificar a fiscalização. A nossa diretoria entende que, fiscalizando, você está garantindo as prerrogativas dos nossos profissionais de Administração, abrindo postos de trabalho e isso fomenta a academia, que ficará mais interessada em formar novos profissionais”, explicou.

Leonardo disse, ainda, que o acórdão com o MTE aquece todo o Sistema CFA/CRAs. “Tendo trabalho, vai precisar de profissionais e novos profissionais virão. Assim, nós estamos garantindo o futuro da nossa profissão. São com essas ações de fiscalização que nós vamos conseguir valorizar os nossos profissionais. Grato estou ao ministro Marinho e a toda a sua equipe”, agradeceu Leonardo.

A parceria é resultado  do incansável trabalho da Câmara de Fiscalização e Registro (CFR) do CFA que, sob o comando do diretor da CFR, do Adm. Sérgio José Rauber, e a coordenação do Adm. Filipe Coelho, promoveu um diálogo frutuoso com o MTE. A partir de agora, eles vão trabalhar para traçar objetivos e metas a fim de prover uma fiscalização ainda mais atuante em todo o Sistema CFA/CRAs.

Além do presidente Leonardo e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a reunião contou com a presença do diretor de Gestão Pública do CFA, Adm. Rui Ribeiro; da assessora do CRA-CE, Adm. Janaína Fernandes de Oliveira; do secretário executivo e vice-ministro do MTE, Adm. Francisco Macena da Silva; do coordenador da CFR/CFA, Adm. Filipe Coelho e do coordenador da CGP/CFA, Adm. Cássio Matos;

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA