Você está visualizando atualmente 5ª Reunião Plenária aborda demandas institucionais

5ª Reunião Plenária aborda demandas institucionais

Na última terça-feira, dia 16 de maio de 2023, o Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) realizou a sua 5ª Reunião Plenária, na sede do órgão, em João Pessoa. Presidida pelo Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa, a plenária contou com a participação dos conselheiros efetivos e suplentes, que discutiram uma pauta diversificada e relevante para a instituição.

A reunião teve início com a análise e julgamento do balancete referente ao mês de abril de 2023. Os conselheiros examinaram minuciosamente os registros financeiros do CRA-PB, buscando assegurar a transparência e o cumprimento das obrigações contábeis.

Outro ponto discutido foi a aprovação da 1ª transposição de valores de 2023. Nesse sentido, foi realizada uma deliberação para garantir a adequada alocação dos recursos do Conselho, visando o desenvolvimento de suas atividades e o cumprimento de sua missão institucional.

A disponibilidade financeira do CRA-PB também foi abordada durante a reunião. Foi apresentado um panorama atualizado da situação financeira do Conselho, permitindo uma visão clara das receitas e despesas e embasando a tomada de decisões estratégicas.

Além disso, foram apresentados o demonstrativo de arrecadação mensal e os pagamentos de cota parte, fornecendo aos conselheiros informações detalhadas sobre a movimentação financeira do CRA-PB.

Outro ponto relevante discutido na plenária foi a alteração do calendário de plenárias do CRA-PB. Os conselheiros analisaram a possibilidade de realizar ajustes no cronograma das reuniões, visando otimizar a participação e atender às demandas dos profissionais registrados.

A reformulação das comissões também esteve em pauta, com destaque para as áreas de Planejamento Estratégico, Eventos e Saúde. Foram apresentadas propostas para aprimorar as atividades dessas comissões, buscando um maior impacto e contribuição para a categoria dos administradores.

Outro assunto relevante foi a discussão sobre a realização de um concurso público para o CRA-PB. Os conselheiros debateram a viabilidade e os procedimentos necessários para a realização desse certame, visando a ampliação e fortalecimento da equipe do Conselho.

Demandas fora do expediente também receberam atenção durante a reunião. Os conselheiros discutiram e deliberaram sobre as solicitações e demandas recebidas pelo CRA-PB fora do horário de expediente, buscando formas de atender adequadamente às necessidades dos profissionais registrados.

A visita às Instituições de Ensino Superior (IES) também foi abordada, destacando a importância do CRA-PB em manter um relacionamento próximo com as instituições formadoras de administradores, promovendo a valorização e o desenvolvimento da profissão.

A relação de peritos e o retorno dos Tribunais também foram temas discutidos na plenária, visando fortalecer a atuação do CRA-PB na área de perícia administrativa e sua representação junto aos órgãos judiciais.

Informes do CFA (Conselho Federal de Administração) também foram apresentados aos conselheiros, mantendo-os atualizados sobre as atividades e diretrizes do órgão nacional que regulamenta a profissão.

Por fim, foram julgados processos de fiscalização e registro, garantindo a aplicação das normas e regulamentos da profissão e a devida proteção da sociedade em relação ao exercício ilegal da administração.

A 5ª Reunião Plenária do CRA-PB demonstrou a importância do Conselho em promover o debate e a tomada de decisões sobre assuntos cruciais para a profissão de administrador. Os conselheiros reafirmaram o compromisso de fortalecer a categoria, garantindo a ética, a competência e a valorização dos profissionais da área.

O CRA-PB continua trabalhando em prol do desenvolvimento e da representatividade dos administradores, buscando sempre aprimorar suas ações e contribuir para o crescimento da profissão no estado da Paraíba.